Sulcom Megaútil | Ajuda | Sulcom Ltda
  A B C D E F G H I J K L M N
    O P Q R S T U V W X Y Z
E Ou  
Modelos - Pequeno dicionário alusivo ao meio - Megaútil - Sulcom Ltda
   Modelos - Pequeno dicionário alusivo ao meio

             

Expressões mais usadas no metiér

Agência de Modelos - Empresa de prestação de serviço que contata modelos para participar de anúncios na televisão, editoriais de revistas e moda, capas de publicações, publicidade em geral, faz a ponte entre o cliente e a modelo.

Agência de Publicidade e Propaganda - Empresa de prestação de serviços, especializada no planejamento, organização de programas de propaganda e publicidade para seus clientes. Elabora campanhas, peças e planos promocionais. Cria anúncios apropriados para diversos veículos (televisão, jornal, revistas, etc...) e cuida de sua publicação e transmissão.

Anunciante - Entidade, empresa, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda.

Anúncio - Informação publicitária de uma marca, produto, serviço ou instituição. Sua apresentação pode ser feita através de palavras, imagens, música, recursos audiovisuais, efeitos luminosos, etc...; veiculada pelos meios de comunicação.

Apontamento - Compromisso da modelo, que é determinado pelo booker. A agência faz os contatos com os clientes e envia a modelo para entrevistas, seleção para um comercial de TV, etc...

Araras - Estruturas de madeira ou metálicas em que se penduram peças de roupas que serão usadas para produções de moda e desfiles.

Arte-final - Acabamento final de um trabalho de arte destinado à produção gráfica.

Audiovisual - Apresentação simultânea e sincronizada de slides e fitas pré-gravadas para apresentações publicitárias.

Autorização para uso de imagem - documento expedido pelo fotógrafo, agência de publicidade ou editora para utilização legal das fotos em que a modelo aparece.

Back Light - Foco de luz auxiliar situado atrás da modelo ou objeto a ser fotografado, separando-o do fundo. Ajuda a revelar contornos.

Blow up - Aplicação fotográfica de um negativo.

Book - pasta ou álbum contendo as melhores fotos e trabalhos publicados da modelo.

Booker - Pessoa responsável pela agenda de compromissos profissionais da modelo.

Break - Intervalo durante uma sessão fotográfica ou qualquer outro trabalho.

Briefing - Instruções dirigidas a quem responde pela execução de uma campanha publicitária ou cobertura jornalística.

Cachê - Pagamento feito a um modelo por ter posado para fotos, participando de desfiles ou qualquer outro trabalho profissional.

Campanha - Conjunto de peças publicitárias que foram criadas, produzidas e veiculadas de acordo com os objetivos de um produto, serviço, marca, empresa ou qualquer órgão público ou privativo. Pode ser composto de várias peças, como anúncio de TV, revista, outdoor, etc...

Cartaz - Anúncio de grandes proporções, em formato variável e impressão em papel (de um lado só) que é fixado em ambientes amplos. Serve para chamar a atenção do consumidor.

Casting - O elenco de uma agência de modelos. Pode ser também a seleção para um comercial de TV, anúncio em revista e desfile.

Catálogo - Álbum promocional de produtos ou serviços de uma empresa. Em moda traz as novas coleções das confecções. O mesmo que mostruário na linguagem dos vendedores.

Circulação - Total de exemplares efetivamente distribuídos de cada edição de uma publicação (jornal, revista, folheto, etc...).

Clic - Termo usado para indicar a ação do fotógrafo quando bate a chapa.

Clicar - Fotografar.

Cliente - Pessoa, empresa ou instituição que contrata os serviços de uma agência de publicidade ou modelos.

Close-up - O mesmo que primeiro plano (enquadramento do rosto ou detalhes). Hoje usa-se mais Close.

Comercial - Mensagem publicitária apresentada em TV ou rádio.

Composite - Cartão impresso, em cores ou preto e branco, com as melhores fotos do book do modelo. É distribuído para clientes e profissionais da área.

Contato - Representante de uma empresa que procura o cliente para fins comerciais, como vender anúncios.

Contracenar - Representar ou fotografar com outro ator ou modelo, para um filme, foto ou encenação.

Contraluz - Efeito de luz usado em estúdio, onde se ressalta apenas a silhueta da modelo ou objeto.

Criação - Departamento de uma agência de publicidade que cuida da elaboração de mensagens publicitárias. Uma dupla de criação é formada por um redator e um desenhista. O diretor de criação é responsável por todo o setor de sua atividade.

Chrome - Fotografia colorida em positivo, muito usada para reprodução em revista e jornais em cores. Também chamado de slide.

Display - Peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir um produto. Pode ser colocado sobre balcões, vitrines, na parede e até pendurado no teto com um fio.

Editor - Profissional responsável pela supervisão de determinada área de uma revista ou publicação. Ex.: editor de moda, editor de beleza, etc...

Editorial - Artigo de responsabilidade da publicação e que pode ou não expressar sua opinião. Em moda, e a produção de matérias sobre o assunto.

Encarte - Folha ou conjunto de folhas (que formam um caderno) com anúncios ou matérias que é inserido em jornais e revistas.

Ensaio Fotográfico - Conjunto de fotos, feitas com objetivo artístico por um fotógrafo e uma ou mais modelos.

Estande (em inglês stand) - Espaço ocupado pelas empresas em feiras me convenções.

Exclusividade - Termo de compromisso que a modelo assina com um determinado produto, o que a impede de trabalhar para concorrentes. Pode ser sua relação com a agência.

Externa - Sessão fotográfica ou filmagem ao ar livre.

Fechamento - Conclusão de todos os trabalhos de uma publicação. Prazo final para entrega de textos e fotos para a publicação.

Figurante ou extra - Pessoa que participa de uma gravação ou fotografia ficando em segundo plano.

Free-lance - Qualquer trabalho de free-lancer.

Free-lancer - Profissional autônomo, que trabalha por conta própria, sem vínculo de emprego. O termo é usado para modelos, fotógrafos, jornalistas, editores de arte, etc...

Fundo infinito - Parede de um estúdio que, em vez de se encontrar em ângulo reto com o piso faz uma curva até alcançar o chão. Esse recurso dá a foto a noção de infinito, isto é, quem na vê não consegue saber qual é a distância entre a modelo e o fundo.

Griffe - Termo francês usado para definir a marca de uma confecção sofisticada ou "assinatura" de um costureiro ou estilista conhecido.

Institucional - Propaganda que tem o objetivo de promover uma imagem favorável de um produto, marca ou empresa.

Jingle - Peça musical criada especialmente para o produto de uma campanha publicitária.

Lay-out - Esboço de uma página de revista ou anúncio que a agência apresenta ao cliente para sua aprovação.

Locação - Qualquer lugar (interior ou exterior) fora do estúdio, onde se produz uma fotografia ou filmagem.

Look - É o visual da modelo, a imagem que ela passa para os outros.

Make-up - Maquiagem.

Mala direta - Peças de propaganda (folhetos, catálogos) enviados pelo correio para a divulgação promocional de produtos ou serviços.

Manager - Profissional que dirige uma empresa ou uma determinada área de atividade. No caso das agências, é o responsável pelas grandes decisões. Equivale a um diretor e nem sempre é o dono da agência.

Marketing - Ver mercado.

Matéria - Artigo ou reportagem jornalística.

Mercado - Público consumidor que estabelece relação de oferta e procura de produtos ou serviços. Para as modelos, é o mercado da moda, das revistas, da publicidade, dos desfiles, etc...

Métier - Meio específico de uma determinada categoria profissional. No caso da modelo, é o meio da moda e da publicidade.

Mídia - São os meios de comunicação. Os jornais e as revistas são a mídia impressa, enquanto a TV ou rádio são a mídia eletrônica.

Outdoor - Cartaz gigante exposto ao ar livre. É a maior peça de propaganda.

Pacote - Quando a modelo fecha um contrato com vários tipos de trabalhos que serão feitos conjuntamente. Por exemplo: uma modelo assina um contrato que inclui fotos para um jornal, revista e outdoor.

Página dupla - Foto ou anúncio de duas páginas. Valoriza o trabalho da modelo.

Pauta - Usada nos meios de comunicação. Um resumo do assunto e a indicação ou sugestão sobre como deve ser tratada a matéria.

Peça de propaganda - Cada um dos elementos produzidos para uma campanha: anúncios, encarte, cartaz, outdoor, display, etc...

Ponto de venda - Estabelecimento comercial onde produto é adquirido pelo consumidor. Ex.: supermercado, lojas, etc...

Portifólio - O mesmo que book. Esse termo é mais usado por fotógrafos e artistas.

Público-alvo - Parcela da população a que se destina a mensagem publicitária ou jornalística.

Quarta capa - A última página da revista.

Redação - Local de trabalho onde os jornalistas fecham uma revista ou qualquer outra publicação.

Release - Texto informativo, com o objetivo de divulgar o lançamento de um produto, costuma vir acompanhado de foto.

Reprint - Reprodução de um anúncio para ser usado em ponto-de-vendas ou distribuídos de forma avulsa. Significa reimpressão de um trabalho já executado.

Reunião de pauta - Quando os diretores de uma determinada publicação se reúnem para decidir as matérias de sua próxima edição.

Spot - Refletor que projeta a luz em um determinado ponto.

Still - Fotografia de produtos com o uso ou não de detalhes do corpo de uma modelo.

Selo ou etiqueta - Marca utilizada para determinar um certo produto. Pode ser uma foto ou uma ilustração.

Spa - Originalmente nome de local na Bélgica, onde as pessoas iam descansar. Atualmente, é o tipo de hotel com infra-estrutura montada para aqueles que desejam emagrecer, manter a forma ou apenas relaxar.

Take - anúncio que procura despertar a curiosidade do público para um determinado produto que só será revelado depois.

Tiragem - O total de exemplares de uma publicação.

Veiculação - Distribuição de anúncios de uma campanha publicitária a veículos de propaganda (jornais, revistas, TV, etc...).

 

   Megaútil  |  Ajuda  |  Sulcom Ltda Copyright © 1999 todos os direitos reservados